top of page

Alternativo?

O cursinho Cacu-o é um cursinho pré-universitário alternativo, ou seja não visamos só a aprovação do aluno no vestibular e sim a formação de alunos críticos e participativos.



Auto-gestão

O cursinho Cacu-o possui um quadro de sete coordenadores, quarenta professores e abre cerca de duzentas vagas para alunos anualmente.

Todos participam do planejamento do projeto, contribuindo para a organização de atividades como a meia semana de arte, o Cine Razão e Emoção e viagens pedagógicas.

 

Como me inscrever?
As inscrições para a turma de 2014 começam dia 16/10/2013, e vão até 26/01/2014.

Será feita uma "Avaliação Dinâmica", para a seleção dos candidatos nos dias 01 e 02/02/2014.

​O projeto

​

O Cursinho Cacu-o, criado em 2004, vem completando 10 anos em 2014.

E nesses 10 anos o cursinho cresceu em todos os sentidos, atualmente temos cinco turmas distribuídas entre os períodos: 

Vespertino - 13:40-19:00

Local: Unesp Ourinhos.

Noturno - 19:00-23:00

Local: E.E. Domingos Camerlingo Caló.

FDS (Com aulas realizadas apenas no sábado e domingo)

07:00-12:40

Local: Unesp Ourinhos

Apontando Direções!

Eu sou um título. Clique duas vezes para editar.

 

            A ideia de realizar um projeto relacionado a um cursinho popular preparatório para o vestibular teve seu inicio logo após um semestre da instalação da Unesp – Campus Experimental no município de Ourinhos no primeiro semestre do ano de 2004. Os discentes do campus logo identificaram a ausência de um projeto relacionado a  inserção de alunos com rendas baixas oriundos de escolas públicas no ensino superior público. Esse problema em grande parte fora identificado com facilidade pois alguns dos discentes presentes na época eram ex-alunos de cursinhos populares de outras regiões do Estado de São Paulo e puderam observar como a região no entorno de Ourinhos e a própria cidade careciam de um projeto com características semelhantes. Na época o projeto ainda não possuia o nome de CACU-O (Cursinho Alternativo Comunitário da Unesp – Ourinhos) e estava vinculado ao Projeto Escola da Família onde os discentes realizavam um trabalho de reforço nos estudos bem como a tentativa de sanar dúvidas relacionadas aos conteúdos presentes nos livros e de eventos do cotidiano com a população local aos finais de semana.

          No ano 2006, fora concedido um espaço na Escola Técnica Estadual Jacinto Ferreira de Sá, localizada em uma região próxima ao centro da cidade em um bairro de classe média para que as atividades do cursinho agora denominado CAGEO (Cursinho Alternativo do Curso de Geografia) pudessem ser realizadas. O caráter de reforço escolar agora dava lugar a um cursinho preparatório para o vestibular, concursos, a uma melhor qualificação profissional e a própria preparação para os desafios impostos por nosso cotidiano. 

        Somente em 2007 com o trabalho e esforço dos alunos integrantes do cursinho em dar continuidade ao projeto é que fora cedido um espaço para o desenvolvimento das atividades do projeto dentro do então recém inaugurado campus localizado agora na periferia do município em meio a uma plantação de eucaliptos. Os alunos do CACU-O passaram a utilizar toda a infra-estrutura presente no campus. A PROEX (Pró-Reitoria de Extensão da Unesp) acabou por endossar o projeto por meio da distribuição de bolsas mensais para os alunos integrantes do projeto através do convenho com bancos estatais e da iniciativa privada além da distribuição do material didático gratuito. 
         Uma nova sala em 2011 fora aberta no período do noturno em uma escola estadual localizada próxima ao centro de Ourinhos e da rodoviária do município, a E. E. Domingos Carmelingo Caló. O CACU-O passava então a abranger 4 salas em 3 períodos distintos afim de atender a diferentes perfis de alunos. O CACU-O após 4 anos passava a desenvolver suas atividades em uma escola pública, reforçando assim o caráter que a extensão possui em sua cerne, sendo este a troca de experiências e conhecimento entre a universidade e a sociedade. As salas já existentes continuaram a funcionar na Unesp com o mesmo número de alunos, o noturno passou a oferecer mais 30 vagas no projeto, aumentando assim para 180 vagas no total.

       Atualmente o CACU-O dispõe cerca de 200 vagas distribuídas entre os três períodos, vespertino, noturno e a turma de final de semana. 

PROJETO

Os coordenadores tem a função de coordenar o projeto, mediante a questão de organização de eventos, simulados e até mesmo a grade de aulas.

Sempre respeitando e aceitando sugestões a coordenação do Cacu-o visa horizontalidade em relação aos professores e os alunos.

​



COORDENADORES

Os professores dão vida ao projeto, muitas vezes oferecendo ao aluno atenção individual não só no horário da aula, como acontece nos plantões.

Esses plantões oferecem flexibilidade ao aluno e os professores em relação à horários, aumentando em si a qualidade do projeto.

 

PROFESSORES

Os alunos são fundamentais ao projeto, visto que eles auxiliam nas tomadas de decisões e participam das reuniões de planejamento, visando um projeto democrático e horizontal, onde não existe uma hierárquia de poder, e sim respeito e organização coletiva.

ALUNOS

 Histórico do projeto

Primeira turma do Cacu-o, que se realizava Joshepa Cubas, em 2004.

Turma de 2006, na época o Cacu-o era organizado na ETEC Jacinto Ferreira de Sá.

Turma do noturno de 2012, as aulas dessa turma em especial eram e ainda são realizadas na esola E. E. Domingos Carmelingo Caló.

Aprovações de 2012: 130, sendo 80 em UNIVERSIDADES PÚBLICAS

bottom of page